top of page

Noite da Singularidade celebra recorde histórico e reafirma o protagonismo da Coocacer na cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro

Com 247 amostras inscritas nos principais concursos de qualidade de café do país e homenagens que destacaram a excelência, a sustentabilidade e a inovação, o evento reuniu produtores cooperados, parceiros e autoridades para celebrar os avanços e conquistas da cooperativa. Cerimônia revelou os campeões da safra 2025 na etapa do 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro


Por ASCOM Coocacer

Fotos: Henrique Vieira

No dia 1º de novembro de 2025, aconteceu mais uma edição da Noite da Singularidade, uma celebração que reúne produtores cooperados, parceiros e demais elos da cadeia produtiva do café para premiar excelência, sustentabilidade e inovação na cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro. Promovido pela Coocacer Araguari, há dez anos, o evento aconteceu no Pica-Pau Country Clube e se firma como um acontecimento tradicional da região. 

Com seu conceito de ir além das premiações de café, a celebração marca o encerramento do ciclo produtivo do café, reconhecendo os cafeicultores cooperados pelo compromisso e dedicação com a qualidade, sustentabilidade e inovação. O evento também celebrou as importantes parcerias firmadas pela Coocacer para oferecer suporte aos seus cooperados em suas demandas e fortalecer o seu posicionamento como uma cooperativa preparada para o futuro ao se preocupar com a produção sustentável e perenidade da cultura com as ações do seu Programa Café Sustentável e a Aliança pela Sustentabilidade. 

Para a noite especial, a Coocacer contou com presenças de autoridades políticas como o Deputado Federal Zé Vitor e o Deputado Estadual Raul Belém, que além de figuras públicas, são grandes parceiros dos cafeicultores e da cooperativa pelos avanços da cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro,dos prefeitos Renato Carvalho, de Araguari, e Selmo Alves de Souza, prefeito de Indianópolis, e Leandro Andrade, Diretor de Atração de novos investimentos do InvestMinas, do Governo de Minas Gerais. Parceiros comerciais, entidades, sociedade e imprensa também prestigiaram a celebração que surpreendeu pela programação apresentada, homenagens, premiações e requinte dos itens escolhidos para a noite especial.  

ree


Recorde de amostras e premiações que valorizam a jornada do cafeicultor

A safra de 2025 foi desafiadora pelas adversidades climáticas, entretanto, foi um ano de grandes avanços com o aumento da qualidade dos cafés dos cooperados da Coocacer. Ao todo, foram 247 amostras inscritas nos principais concursos de qualidade, sendo que somente no 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, foram 100 amostras, o maior número da história da Coocacer. 

A Noite da Singularidade é o palco da Etapa Campeões Coocacer que integra o Prêmio Região do Cerrado Mineiro. A revelação dos vencedores que seguem para a Etapa Regional, no dia 19 de novembro, aconteceu sob forte emoção das famílias premiadas e da equipe da cooperativa que oferece suporte para melhoria dos processos com inovação e sustentabilidade, resultando no avanço conquistado com a última safra.

ree

A categoria Doce Cerrado Mineiro, estreante na premiação que tem como objetivo reconhecer os cafés mais doces da safra, apresentou os três classificados que seguem para a etapa regional, tendo os cooperados: Adib Cecílio; Jhone Moreno e Niula Ferreira como os representantes da Coocacer. 

ree

A categoria Cereja Descascado teve um tricampeão, Nildinei Santa Rosa foi novamente o vencedor, tendo sido campeão em 2024 e 2021 na mesma categoria. A categoria também premiou em segundo lugar o cooperado, Takao Yanagi em segundo lugar e a cooperada, Evanete Peres, em terceiro lugar.

ree

Na categoria Cafés Fermentados, a cooperada, Alzira Corsi, foi a grande campeã da noite, seguida pelo segundo lugar do jovem cooperado, Johannes Balenn Aernoudts e do terceiro lugar conquistado pelo cooperado, Luiz Antônio Mameri representado por Beatriz Mameri. .

ree

A categoria Natural, a mais concorrida devido ao número de amostras inscritas, teve como grande campeão um cooperado estreante em concursos de qualidade de café: Ozival de Lima Bonfim. O segundo lugar ficou para o cooperado, Sérgio Rubéns Mansano Filho e o terceiro lugar para a cooperada, Marilsa Peternela.

A votação por Júri Popular é uma tradição na Noite da Singularidade e proporciona ao público — consumidores apaixonados por cafés de qualidade — um momento único de participação. O café eleito como o melhor pelo Júri Popular também teve seu instante de grande emoção no evento. O cooperado Ozival de Lima Bonfim retornou ao palco para receber mais esse troféu, confirmando, pelo paladar dos votantes, a preferência pelo café natural, com sabor de chocolate e caramelo, típico da Região do Cerrado Mineiro.

Além da premiação, a Coocacer também reconheceu os produtores que inscreveram suas amostras nos demais concursos, sendo os principais do Brasil: Coffee of The Year; Florada Premiada, Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais (EMATER), Cup of Excellence, e concursos de grandes parceiros como a YARA e a NKG Stockler.  

Aliança pela Sustentabilidade: reconhecimento aos incentivadores da qualidade e da sustentabilidade

Na Noite da Singularidade, a Coocacer reconheceu e valorizou os parceiros de negócio que estão alinhados à Aliança pela Sustentabilidade, um pilar do Programa Café Sustentável.  “O café dos nossos cooperados está presente no mercado nacional e ganha o mundo graças à força dos nossos parceiros de negócio. São eles que compartilham conosco o mesmo propósito: levar qualidade, confiança e sustentabilidade em cada xícara. Em um mercado movido por relações de confiança, construir parcerias sólidas é mais que uma estratégia, é um compromisso com o futuro”, afirma Eliane. “Juntos, formamos uma aliança pela sustentabilidade, onde cada empresa membro da GCP, com seu protocolo próprio reconhecido pelo mecanismo de equivalência da Plataforma Global do Café, se conecta ao nosso Programa de Sustentabilidade por meio do mecanismo de equivalência. Assim, somamos esforços, fortalecemos valores e reafirmamos, todos os dias, que o verdadeiro sabor do café sustentável nasce da união e do cuidado em cada etapa”, complementa a Diretora Executiva da Coocacer.

ree

Os parceiros, nomeados como Incentivadores da Qualidade e da Sustentabilidade, fazem parte da Aliança pela Sustentabilidade, um movimento que une quem acredita que o futuro do café se constrói com responsabilidade, inovação e união no presente.

A Coocacer é uma das poucas cooperativas do Brasil que possui um plano anual estruturado de atividades e escolhe minuciosamente marcas, empresas, parceiros que têm os mesmos valores e cultura para ser um incentivador da produtividade, qualidade e sustentabilidade, não apenas um patrocinador. Isso significa que cada parceiro participa das ações, projetos e eventos ao longo do ano, fortalecendo o relacionamento com os produtores e multiplicando o impacto positivo da cafeicultura sustentável.

A Noite da Singularidade contou, para sua realização, com um grupo de empresas e entidades que fortaleceram sua promoção e execução, são elas: SEBRAE; Britivic; Expocacer; YARA; Sicoob Aracredi; Sicoob Aracoop; Syngenta;  Nucoffee; W2 Agronegócio; NKG Stockler; TIMAC; Banco do Brasil; FertGotas; PNA; SOL Power e Cultivar Cerrado. Além desse evento, ao longo de 2025, eles apoiaram a realização de outros de grande projeção como a Abertura da Safra Mineira de Café e o Fórum do Agronegócio Sustentável. 

No programa Café Sustentável, o incentivo à sucessão familiar produtiva na cafeicultura integra o eixo de Governança. Imbuída desse propósito, a Cooperativa reconheceu um cooperado e uma cooperada que se destacam como exemplos nesse tema. Os homenageados foram Rubens Tomé Moreno e Marilsa de Fátima Perternella.

Amigos do Café 

Dentro de sua cultura de reconhecer a importância de todos os elos da cadeia, a Coocacer realizou a homenagem Top 12 – Amigos do Café. Iniciada em 2022, ela reconhece 12 elos da cadeia do café que contribuem de forma sustentável para o sucesso da cafeicultura, em especial a cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro. 

As categorias e seus respectivos homenageados foram: Exportador de Café Louis Dreyfus Company; Profissional de Mercado no Comércio de Café José Alfredo do Nascimento e Joaquim Raphael Frezza de Marco; Categoria Corretora e Corretor de Café FG Corretagens e Flávio Gonçalves; Profissional Barista Lidi Martins; Funcionário Destaque na Fazenda Antônio Marcelino Luiz; Jornalista do Ano Arcênio Corrêa; Destaque Programa de TV AGROBAND e o apresentador Everton Fernandes; Comunicação Popular Rádio Planalto 1110 kHz AM; Destaque Promoção da cultura do Café Turismo Fazenda Café Memória; Consumidor Sustentável Jakeline de Oliveira Ruduvalho Loureiro.  

Dentre as homenagens, destaca-se o reconhecimento do jornalista e repórter da TV Integração, Arcênio Correa e a homenagem especial da noite foi para o Diretor de Atração de novos Investimentos, da InvestMinas, Leandro Andrade, que recebeu a homenagem na categoria “Liderança Mineira que Promove o Desenvolvimento Estratégico”.

Leandro destacou que o café carrega a economia de Minas Gerais e que o papel de todo estado é facilitar o desenvolvimento com a desburocratização com políticas e incentivo para a produção agrícola em Minas Gerais, destacando o potencial do café que pode ser gerado com valor agregado vindo de investimento em pesquisa e tecnologia.

Da semente até a xícara, todos os representantes da cadeia do café estiveram representados no palco.

ree

Impacta Brasil: uma nova premiação para valorizar a sustentabilidade

 

Na Noite da Singularidade, o Prêmio IMPACTA Brasil foi lançado. De acordo com a Diretoria Executiva da cooperativa, seu objetivo é celebrar pessoas e empresas que, com atitudes, investimentos, ações transformadoras, deixam sua marca de acordo com os princípios ESG, gerando impacto ambiental, social e econômico que inspira e movimenta o país, sendo essas, as três categorias da premiação. 

 

Na categoria Econômico, o reconhecimento vai para a LD Celulose, empresa que representa um novo modelo de desenvolvimento, onde inovação e responsabilidade caminham juntas.

 Na categoria Ambiental, o destaque foi para o Projeto Restaurar, uma iniciativa do SEBRAE Minas, que atua na restauração de áreas degradadas e na promoção de negócios sustentáveis.

E na categoria Social, a homenagem foi para a Trebeschi empresa que carrega em sua história o valor humano como centro de tudo o que faz.

O Prêmio Impacta Brasil é uma homenagem criada pela Coocacer para reconhecer quem faz a diferença no mundo corporativo e no campo, inspirando transformação através de ações reais. Em 2026 o Prêmio Impacta Brasil acontecerá no Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável. 

ree

Reconhecimento e Gratidão

Encerrando a noite, a Cooperativa manteve sua tradição ao entregar o Prêmio Garimpeiros de Café, reconhecendo a equipe de profissionais responsável por garimpar os melhores cafés da safra. Também foram entregues agradecimentos aos representantes dos nove departamentos envolvidos nas atividades operacionais — Administrativo, Armazém, Qualidade, Negócios, Sustentabilidade, Patrimônio, Técnico e Educampo, Tecnologia e Inovação, Comunicação e Marketing.

Uma das surpresas da noite foi a homenagem de gratidão prestada pelos gestores e pela equipe de colaboradores à Diretora Executiva, Eliane Cristina Barbosa Cardoso. As palavras registradas no quadro expressam o sentimento coletivo:

“Sua liderança é inspiradora, porque é feita de propósito, visão e sensibilidade. Com sua presença, sabedoria e olhar humano, você conduz todos à Singularidade que nos define.”

Com essa mensagem, a equipe Coocacer proporcionou mais um momento verdadeiramente singular.

 Eventos em 2026

O final da Noite da Singularidade foi marcado pelo anúncio do evento de 2026, que acontecerá no dia 07 de novembro e o anúncio da Abertura da Safra 2026 e o Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável que acontecerão no dia 2 de junho, em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, na sede da Coocacer, em Araguari.

Sobre a Coocacer 


A Coocacer Araguari é uma cooperativa de cafeicultores criada em 20 de dezembro de1993, na cidade de Araguari, com atuação como membro da Região do Cerrado Mineiro que é composta por 55 municípios. Tem como objetivo, criar oportunidades para a sustentabilidade do negócio café dos seus cooperados e parceiros, com base em cinco eixos de desenvolvimento sustentável: Educacional, Ambiental, Social, Econômico e Governança, cujos eixos compõem as diretrizes do Programa Café Sustentável

O Programa Café Sustentável tem como propósito promover uma cafeicultura mais justa e sustentável, abrangendo todas as dimensões da produção, do campo ao consumidor final. A iniciativa está fundamentada nos cinco pilares essenciais e em seu site exclusivo é possível entender mais sobre objetivos e ações: www.cafesustentavel.org, bem como conhecer o protocolo Café Sustentável que visa à preparação para União Europeia no EUDR. Esse é um programa inovador com propostas educacionais de conhecimento teórico e prático na Cooperativa, nas Fazendas e na Comunidade ligadas aos cinco eixos para serem aplicados no meio rural e urbano.

Tudo isso expressa o propósito da cooperativa que é construir e desenvolver relacionamentos sustentáveis e promover, apoiar e valorizar seus produtores, trabalhadores, desde a origem até o produto por meio do pensamento coletivo.

Informações para a imprensa

IBC12 – Imagem, Branding e Comunicação

Polliana Dias

(34)98818-7718


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page