top of page
Buscar

PRÊMIO FAZENDA SUSTENTÁVEL PARTE 02

O projetos trouxeram como uma das principais características, para além dos resultados expressivos, a capacidade de proporcionar reflexos positivos a todos os envolvidos direta ou indiretamente, como poderemos ver na descrição individual de cada um deles, a seguir.


FOCO AMBIENTAL | Marilsa de Fátima Peternela

As belas imagens ao lado e abaixo apresentam o excelente resultado do projeto vencedor na categoria “Ambiental”, após sua conclusão, cujos reflexos começam a ser representados até mesmo pelo nome da fazenda ganhadora, “Florença”, conforme explicou Marilsa: “Em Outubro de 2013 adquiri a então Fazenda São Miguel, à época destruída pelos fatores climáticos e humanos, com grande acúmulo de lixo, inclusive em suas veredas. A propriedade encontrava-se em total abandono, considerada morta, motivo que me trouxe o desejo de trabalhar para recuperar sua vitalidade, fazendo com que estas terras realmente “florescessem” e por isso hoje tem o nome de Fazenda Florença, em 25 hectares, sendo 21 e as áreas restantes compostas de 7 reservas e áreas de preservação permanente”.


A “Fazenda Florença” então renasceu, sendo referência na região, com suas áreas totalmente recuperadas e protegidas, exibindo uma bela flora e fauna silvestre, resgatando o meio ambiente original.


FOCO SOCIAL | Nildinei Santarosa

A Fazenda Boa Esperança, em Indianópolis trouxe o vitorioso exemplo de um projeto de sustentabilidade de cunho social, envolvendo toda a comunidade escolar local, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente daquele município, promovendo o “1º Ação Social e Ambiental” em suas terras. Vencedor da categoria, o produtor Nildinei Santarosa relembra o projeto: “Tivemos a ideia de participar deste projeto, pois sempre fomos conscientes com o meio ambiente, com os trabalhadores rurais, com a população local e também com o futuro do nosso planeta.


Sabemos que podemos plantar mais Porém, o mais importante é semear a consciência, principalmente nas crianças, de que cada um tem a sua responsabilidade com o nosso futuro” destacou o cooperado que proporcionou a dezenas de crianças a experiência do plantio e o despertar da consciência e

responsabilidade ambiental, integrando as atividades escolares as características de sua propriedade.


FOCO ECONÔMICO | Takao Yanagi


Desde 2018, por meio de uma parceria com uma Cooperativa da Monte Carmelo, também da Região do Cerrado Mineiro, a Fazenda Furnas tem como plano de

gestão o “Educampo”, aprimorando vários pontos de sua gestão econômica, por meio de ferramentas tecnológicas que se propõe a gerar, organizar e disponibilizar a inteligência essencial para o desenvolvimento individual e coletivo da cafeicultura. Com gráficos que mostram dados exatos, passou a ter controle integrado de todas as etapas da produção, inclusive climáticas (chuvas), com acesso remoto, de qualquer lugar.

“Com avaliação criteriosa, metodologia de cálculo, consultoria técnica e transferência de

conhecimento, estamos em um aprimoramento contínuo” destacou Takao Yanagi, vencedor em sustentabilidade econômica. Também, desde maio passado, a Fazenda Furnas instalou painéis fotovoltaicos para a diminuição dos custos com energia.




111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MANUAL DO CAFÉ / COLHEITA E PREPARO

O café é o principal produto da pauta de exportações do agronegócio de Minas Gerais. É um importante gerador de emprego, renda e, principalmente, um meio de vida para milhares de agricultores mineiros

bottom of page