Na COOCACER, acreditamos profundamente na importância da Cafeicultura Regenerativa como um caminho essencial para um futuro mais sustentável e resiliente. Com o compromisso de apoiar práticas que promovem a sustentabilidade, já contamos com 24 fazendas certificadas REGRENAGRI, cobrindo cerca de 3 mil hectares de café, e estamos preparando um novo grupo para aderir a essa certificação em 2025.
Representando a COOCACER, nosso Engenheiro Agrônomo Pietro Henrique Mariano participa ativamente das reuniões do grupo de trabalho da Plataforma, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável para a cafeicultura.
A participação da COOCACER na Plataforma Global do Café representa uma grande oportunidade de integrar esse grupo de debate e construção coletiva de soluções regenerativas.
Segue abaixo o texto da Plataforma Global do Café e o documento preliminar disponível para download.
Plataforma Brasil apresenta documento com 7 elementos e práticas para implementação da Cafeicultura Regenerativa
A Plataforma Global do Café no Brasil aposta na cafeicultura regenerativa para proteger o futuro da produção cafeeira dos impactos das mudanças climáticas. A prática contribui para preservação e melhorias da saúde do solo, da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos e uso racional da água. Sendo assim, a Plataforma Brasil irá atuar com sua rede de membros e parceiros nos próximos anos para que os cafeicultores adotem práticas da agricultura regenerativa para serem mais resilientes a eventos climáticos extremos e, assim, assegurar a prosperidade de suas famílias.
A existência de variadas definições de cafeicultura regenerativa pode levar à incerteza sobre que conjunto de práticas e processos adotar ou quais custos e resultados deverão ser esperados. Dúvidas como essas podem dificultar a transição para sistemas de produção regenerativos, principalmente entre pequenos e médios cafeicultores.
Por isso, a Plataforma iniciou, através de seu Grupo de Trabalho Brasil, um trabalho coletivo para mapear e harmonizar conceitos e práticas. Os resultados desse processo estão compilados em “7 Elementos para Implementação da Cafeicultura Regenerativa” e irão integrar estratégias da “Ação Coletiva 2030 para Prosperidade do Produtor” no Brasil, cujo objetivo principal é aumentar a resiliência a mudanças climáticas para assegurar a prosperidade de 95 mil pequenos e médios cafeicultores até 2030.
Cerca de 70 entidades do café – órgãos de assistência técnica e extensão rural, associações, cooperativas, exportadores, torradores, certificações e sociedade civil –, pesquisadores e especialistas contribuíram ativamente na construção dos 7 Elementos. O documento preliminar está disponível no site da Plataforma Brasil. Na próxima semana, em data que antecede a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, haverá mais um encontro do Grupo de Trabalho Brasil, dedicada a aprofundar a definição dos indicadores que possibilitarão acompanhar a adoção e a evolução das práticas em campo, processo que continuará ao longo de 2025.
Para saber mais sobre a Plataforma Global do Café, acesse www.plataformaglobaldocafe.com.br
Créditos: Plataforma Global do Café
__
Departamento de Comunicação e Marketing COOCACER
Lorena Sousa
(34) 99929-7849
Comments