top of page
Buscar

Noite da Singularidade celebra alcance da qualidade e sustentabilidade dos cafés de Araguari

Atualizado: 1 de nov. de 2023

Noite da Singularidade celebra alcance da qualidade e sustentabilidade dos cafés de Araguari e Região.


Coocacer se prepara para realizar evento que destaca membros da cadeia do café em 12 categorias e premia cooperados que pontuaram em qualidade e sustentabilidade com seus cafés na safra de 2023.




Por Comunicação Coocacer

A safra de 2023 foi um momento de avanços para os cooperados da Coocacer em qualidade dos grãos. Nota-se pela quantidade de amostras enviadas pelos produtores para os principais concursos de qualidade de café do país. Assim, tendo em vista premiar a conquista de boas colocações em concursos de qualidade e destacar a busca constante pela melhoria, a Coocacer Araguari realiza, no dia 11 de novembro, a Noite da Singularidade. O tradicional evento que tem como destaque da noite a premiação da qualidade dos cafés de seus cooperados, também engloba premiações e destaques na sustentabilidade nas propriedades, o protagonismo feminino, bem como as inovações realizadas pelos membros da cadeia do café começando no produtor e chegando até o consumidor. O evento mostra a unidade da cooperativa em apoiar os avanços coletivos e ao mesmo tempo, enaltece a singularidade dos cafés dos cooperados.


Números que merecem ser celebrados

De acordo com levantamento da cooperativa, em 2023 foram enviadas 168 amostras dos cafés de cooperados para os principais concursos de qualidade, algo que corresponde a 103 cafeicultores participantes. Os números do Festival Elas no Cerrado Mineiro também são animadores, ao todo, 51 cooperadas enviaram amostras para o concurso promovido pelas cooperativas filiadas da Região do Cerrado Mineiro que terá a revelação das vencedoras durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.


Isso deve-se ao fato de que, cada vez mais, os produtores têm investido em técnicas de manejo de pós-colheita e em processos que potencializam os atributos dos grãos, algo que aumentou em 30% comparado à última safra, conforme conta o Q-Grader da Coocacer, Pedro Henrique de Oliveira Mestrinier.

“Essa safra de 2023 foi uma safra bem produtiva, bem como a qualidade dos cafés que se mostrou excelente. Os cafés se apresentaram, em sua maioria, bastante doces, com notas florais e frutadas. Além da qualidade, celebramos também a quantidade de amostras inscritas nos concursos. Ao todo, foram oito concursos com envio de 168 amostras, sendo 51 amostras enviadas para o Elas do Cerrado Mineiro, que visa à cultura do café por e mostrou a força do movimento na cooperativa e na Região como um todo”, avalia.


11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro – Etapa Coocacer

O protagonismo da noite será a revelação dos grandes campeões em qualidade nas categorias Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida na Etapa Campeões Coocacer, celebrando, assim, a SAFRA 2023. Os vencedores participarão da Etapa Regional do 11º Região do Cerrado Mineiro, no dia 30, em Uberlândia.




Sustentabilidade em festa

A Sustentabilidade também será evidenciada em homenagens, projetos e novidades que serão apresentados durante a cerimônia que leva, mais uma vez, o selo ECOOAR, garantindo que o evento será realizado de acordo com boas práticas e revertendo a emissão de carbono em plantio de árvores.

No início de 2023, a Coocacer foi primeira entidade da Região do Cerrado Mineiro a conquistar o selo e hoje caminha para o terceiro evento com este importante reconhecimento. Os cooperados que mantém em suas propriedades as principais certificações como Certifica Minas, Rainforest Alliance, 4C e Regenagri serão destacados no evento recebendo reconhecimento por suas ações sustentáveis no ambiental, social, econômico e governança.





TOP 12 - Homenagem Amigos do Café

Iniciada em 2022, a homenagem busca reconhecer 12 elos da cadeia do café que contribuem de forma sustentável para o sucesso da cafeicultura, em especial a cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro. As categorias de homenagem são: Produtor de Café; Viveiro de Café; Comércio e Representação de produtos para cafeicultura; Associação de Cafeicultores; Corretora de Café; Exportador de Café; Indústria de Torrefação de Café; Cafeteria Promotora da Região do Cerrado Mineiro; Veículo de Comunicação da Cafeicultura em Geral; Profissionais Especialistas em Café e Consumidor. Da semente até à xícara, todos os representantes da cadeia do café serão reconhecidos em uma homenagem que promete gerar muita emoção.




Apoio para fazer mais e melhor

A Noite da Singularidade conta, para sua realização, com um grupo de empresas e entidades que fortalecem sua promoção e execução, são eles: Sebrae e LD Celulose como patrocinadores na Cota Diamante e Sicoob Aracredi, Timac Agro, Syngenta Nucoffee, Sicoob Aracoop, Imepac e Fuerza como patrocinadores da cota ouro.

O anúncio dos grandes premiados da noite acontece no dia 11 de novembro em uma noite que destacará a singularidade e o aprimoramento dos cooperados da Coocacer cuja celebração poderá ser assistida nas plataformas de streaming da Coocacer no YouTube, e pela WebTV no instragran e Facebook.


Sobre a Coocacer Araguari

Fundada em 1993, a Coocacer Araguari é uma cooperativa de cafeicultores, membro da Região do Cerrado Mineiro, que tem como objetivo principal criar oportunidades para a sustentabilidade do negócio café de seus cooperados. Seu propósito é construir e desenvolver relacionamentos sustentáveis, promovendo, apoiando e valorizando seus produtores, a origem e o produto por meio do pensamento coletivo.


Saiba mais acessando: www.coocaceraraguari.com.br

______

Informações para a imprensa

Polliana Dias

(34)98818-7718

pollianadiasf@gmail.com

302 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Balanço do Agronegócio 2023

O Balanço do Agronegócio de Minas Gerais, elaborado, em sua 4ª edição, pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), apresenta os principais resultados da produção agrope

MANUAL DO CAFÉ / COLHEITA E PREPARO

O café é o principal produto da pauta de exportações do agronegócio de Minas Gerais. É um importante gerador de emprego, renda e, principalmente, um meio de vida para milhares de agricultores mineiros

Comments


bottom of page