top of page
Buscar

Senadora Teresa Cristina é presença confirmada no Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação

Evento promovido pelo Instituto Mineiro do Agronegócio Sustentável (IMAS) e a Coocacer, acontece em fevereiro e tem como foco discutir ações para a sustentabilidade agrícola e coletar demandas para COP 30.

Por Comunicação Coocacer





Diretamente da COP 28, no dia 05 de dezembro de 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes, o Deputado Federal Zé Vitor fez a abertura oficial do evento Fórum de Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação, informando a sua realização no dia 29 de fevereiro, em Araguari. Evento, este, que tem como realizadores o IMAS e a Coocacer Araguari, e foi idealizado pela liderança do Projeto Café Sustentável que faz parte dos trabalhos das ações do Instituto em conjunto com o visionário e apoiador do agronegócio o Deputado Federal Zé Vitor.


O anúncio do evento foi feito durante a apresentação do Projeto Café Sustentável para a imprensa. A iniciativa é uma construção de uma base sólida de educação para sustentabilidade permanente com responsabilidade, fundamentada em cinco eixos: educacional, ambiental, social, econômico e governança. O Fórum contempla as iniciativas do Projeto Café Sustentável e tem, na manhã do dia 29 de fevereiro, um encontro marcado com produtores rurais, representantes do agronegócio, imprensa e poder público para discutirem demandas sobre como o setor pode agir para reduzir os efeitos do aquecimento global e mudanças climáticas.


“Somos um time de pessoas determinadas a mostrar a verdade do campo brasileiro para todo o mundo. O Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação será um grande momento para discutirmos caminhos sobre as mudanças climáticas, começando com os produtores de café e estendendo a todas as demais cadeias produtivas, a começar os produtores de café e se estendendo a todas as outras cadeias produtivas para levarmos o nome do Brasil cada vez mais longe, com a marca da sustentabilidade. Nossas ações diárias no campo se tornaram hábitos de produção sustentáveis que tenho certeza de que vai conquistar o mundo. É por isso que precisamos nos unir e nos fortalecermos para ser essa voz do trabalhador, do produtor rural e de todo o setor produtivo, de forma organizada. Logo, a realização do fórum se faz muito importante: para organizar as ideias e as ações daqui por diante. Todo dia de manhã o produtor rural brasileiro acorda disposto a produzir e conservar, por isso temos uma legislação tão primorosa e até rigorosa, diferente da maioria do mundo e cabe a nós agora, também, mostrar o que temos feito para cumpri-la com toda a responsabilidade. O fato de carregarmos o título de produtores sustentáveis nos enche de orgulho, por isso, vamos juntos neste evento no dia 29 de fevereiro”, explanou o Deputado Federal durante o lançamento da iniciativa.



Deputado Federal Zé Vitor, diretamente de Dubai, lançou o Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação


Metas para a COP 30


Desde dezembro, a organização tem trabalhado para unir, em uma aliança, representantes da cadeia produtiva do café que tem foco na sustentabilidade permanente, para um debate que vai além de ações e soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas, mas também um momento primordial para coletar demandas e transformá-las em metas, formalizando-as em um documento que será encaminhado ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para ser discutido e apresentado na COP 30, em 2025, em Belém do Pará, no Brasil.


Assim, a mobilização de representantes do poder público se faz de extrema importância, uma vez que eles serão os porta-vozes das demandas que serão levantadas pelos participantes. Dentre os nomes já confirmados, está o da Senadora Teresa Cristina. Ela, que foi Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, entre 2019 e 2022, fará a palestra de abertura do evento, participará das discussões e se unirá aos esforços do movimento impulsionado pelo Fórum de Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação, liderado pela Coocacer Araguari e pelo Deputado Federal Zé Vitor, sendo a primeira cooperativa, consequentemente o primeiro município, Araguari, a se posicionar sobre o a COP30 que será realizada em terras brasileiras pela primeira vez.


Em breve a organização divulgará a programação com as presenças confirmadas para o evento que espera conectar mais de 500 pessoas da cadeia produtiva do agronegócio no complexo de salões Sala Premium (Garden) em Araguari, cujas inscrições serão via aplicativo e abertas, em breve, em três lotes.


Apoio e envolvimento de lideranças


Juntamente do Deputado Federal Zé Vitor, demais líderes políticos tem se envolvido à pauta do Fórum, bem como do Projeto Café Sustentável e durante o seu lançamento, demostraram seu apoio e afirmaram seu envolvimento para a consolidação do movimento sustentável no agronegócio de Araguari e Região.


O Deputado Estadual, Raul Belém, parceiro em várias inciativas da Coocacer, reafirmou seu compromisso em mais esta ação. “Agricultura ela não basta ser realizada simplesmente pensando na produção. Nós precisamos pensar na produção sustentável. É isso que a população no geral está pensando, pois está cada vez mais, preocupada. E Araguari sai na frente, nessa questão que eu tenho certeza de que agregará muito valor à cadeia produtiva do café, do agronegócio, da nossa cidade e, consequentemente, com o nosso estado”, avaliou o deputado durante o lançamento do evento.


O prefeito de Araguari, Renato Carvalho, também reafirmou seu compromisso e comemora o fato de a cidade liderar um movimento tão importante como este e que repita o sucesso do evento Abertura da Safra Mineira de Café, realizado em 2023. Para ele “focar em pautas que pensam na sustentabilidade, trabalhando o seu tripé: social, econômico e ambiental, é o caminho para gerar impactos que moldam o futuro”, afirma.


O Projeto Café Sustentável e o Fórum, contam com apoio oficial do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais, Deputado Federal Zé Vitor; Deputado Estadual Raul Belém; Prefeitura Municipal de Araguari; Prefeitura Municipal de Indianópolis, Ademinas - Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais, Região do Cerrado Mineiro e o SEBRAE que é atuante no desenvolvimento do agronegócio. O patrocínio e apoio aos eventos também conta com o envolvimento de várias empresas multinacionais e nacionais, instituições, organizações, veículos de comunicação que, juntos, formam à Aliança pelo Café Sustentável.

______

Informações para a imprensa

Polliana Dias

(34) 98818-7718

 

Talita Cristina

(61) 99157-4504

379 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Balanço do Agronegócio 2023

O Balanço do Agronegócio de Minas Gerais, elaborado, em sua 4ª edição, pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), apresenta os principais resultados da produção agrope

MANUAL DO CAFÉ / COLHEITA E PREPARO

O café é o principal produto da pauta de exportações do agronegócio de Minas Gerais. É um importante gerador de emprego, renda e, principalmente, um meio de vida para milhares de agricultores mineiros

Comments


bottom of page