Enraizando o futuro: Coocacer celebra 32 anos com experiência valoriza a sua trajetória
- tecnologia400
- 29 de dez. de 2025
- 5 min de leitura
Experiência guiada reforçou a conexão com a comunidade de Araguari e demonstrou porque a cooperativa está pronta para o futuro simbolizado pelo plantio de árvores por cooperados.
Por COOCACER Araguari
Em comemoração aos seus 32 anos, a Coocacer realizou, no dia 20 de dezembro, a Experiência Enraizando o Futuro – Visita Guiada Especial, uma ação que abriu as portas da cooperativa para a comunidade de Araguari e promoveu uma verdadeira imersão no universo do café sustentável na Região do Cerrado Mineiro.

Durante a visita os participantes foram recepcionados por Conselheiros, Diretoria Executiva e equipe de colaboradores e percorreram os setores de Qualidade, Armazém e Sustentabilidade, com explicações didáticas sobre o papel da cooperativa em cada etapa da cadeia do café, desde a origem até a valorização do produto no mercado. A proposta foi tornar acessível o conhecimento sobre o funcionamento da cooperativa e reforçar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento regional, bem como apresentar as etapas que o café percorre até chegar à xícara do consumidor.
“Participar da visita que celebrou os 32 anos da Coocacer Araguari e conhecer de perto sua trajetória foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. A cooperativa é uma instituição que orgulha profundamente nossa cidade e representa, com excelência, a força da nossa terra e do Cerrado Mineiro. Levar o nome de Araguari ao mundo de forma tão consistente, bonita e economicamente viável é resultado de um trabalho coletivo sério, eficiente e comprometido com o desenvolvimento regional. Vivenciar isso de perto reforça o valor do cooperativismo bem feito e do impacto positivo que ele gera para toda a região”, declarou Lyanna Peixoto, Consultora Empresarial na Come Together, participante da visita guiada.
O sabor da safra na programação
A programação incluiu ainda um momento especial de degustação de cafés dos cooperados vencedores da Etapa Campeões da Coocacer 2025 durante a Noite da Singularidade. Com orientações sobre aromas, sabores, processos e características que tornam o café da Região do Cerrado Mineiro reconhecido nacional e internacionalmente, a experiência sensorial reforçou a conexão entre quem produz, quem cuida e quem consome.

A degustação teve como foco os cafés campeões nas categorias apresentadas em 2025. Na categoria Doce Cerrado Mineiro, estreante na premiação que tem como objetivo reconhecer os cafés mais doces da safra, foram três cafés classificados apresentados aos participantes, tendo como produtores os cooperados: Adib Cecílio; Jhone Moreno e Niula Ferreira. Na categoria Cereja Descascado, a degustação foi contemplada com o café campeão produzido por Nildinei Santa Rosa. A categoria Cafés Fermentados foi apresentada pela campeã Alzira Corsi e o café da Categoria Natural foi apresentado pelo campeão Ozival de Lima Bonfim, que também venceu a categoria Café por Júri Popular. Por meio dessa apresentação especial, os 32 participantes tiveram uma degustação exclusiva dos cafés produzidos em micro lotes e que não estão disponíveis nas gôndolas de supermercados e casas especializadas, se configurando em um momento único em que os cafés campeões da safra 2025 estiveram reunidos no mesmo dia e local.
O momento singular contou com a presença de cooperados e conselheiros da Coocacer, tendo os participantes, a oportunidade de conhecer mais sobre a história da cooperativa por quem idealizou, fundou e trabalha ativamente para o que o consumidor receba, em sua xícara, cafés de alta qualidade e sustentáveis.
A ação está diretamente relacionada ao eixo Educacional do Programa Café Sustentável, uma vez que promove o conhecimento sobre as etapas do café e amplia a percepção sobre a cafeicultura como um alicerce de transformação social e plataforma de conhecimento, promovendo inovação, tecnologia e oportunidades.

Coocacer: pronta para o futuro
Como parte das comemorações pelos 32 anos, a Coocacer realizou o plantio de 32 árvores em sua sede, representando o compromisso da cooperativa com a sustentabilidade, o cuidado com o território e a construção de um futuro mais equilibrado para as próximas gerações. Essa ação se conecta ao eixo Ambiental do Programa Café Sustentável e relaciona-se às ações de plantio de árvores coordenadas pela cooperativa com o Selo Verde Ecooar, demonstrando a sua preparação para o futuro com suas ações no presente.
Na ocasião, conselheiros e cooperados fundadores da Coocacer estiveram presentes com familiares que fazem parte da sucessão familiar e, têm na cooperativa, um pilar de sustentação e inspiração para os seus negócios. É o caso de Mariana Caetano, CEO e cofundadora da SALVA.Digital, que é filha de Ronaldo Caetano, um dos fundadores da Coocacer, que, ao participar da ação acompanhada de seu pai, revelou sua percepção sobre a trajetória da cooperativa e seus cooperados: “Há 32 anos, meu pai ousou sonhar e fundar uma cooperativa que hoje integra o forte e eficiente sistema dos cafés da Região do Cerrado Mineiro. Lembrei das vezes em que eu brincava por lá e pensei em tudo o que esses cafeicultores atravessaram em 32 safras: quebras, geadas, granizos, ciclos de preços baixos, e tantas outras barreiras. Mas pensei, principalmente, no legado. Um legado que hoje atrai filhos e netos, e que mostra como os negócios estão indo além da porteira: marcas próprias, mais valor agregado, e atributos que reforçam as vocações de cada microrregião e de cada produtor. Nessas reflexões de fim de ano, fica ainda mais claro para mim: nada grande se constrói sozinho. Alguém um dia precisou sonhar e abrir caminho e, ao mesmo tempo, ter a humildade de trazer pessoas ainda mais competentes, que acreditassem no mesmo sonho e ajudassem a construir”,

Com ações e iniciativas como essas, a Coocacer reforça seu compromisso com essa e as próximas gerações para a produção e condução de uma cafeicultura sustentável, enraizando o futuro com os fortes valores que cultiva no presente.
Sobre a Coocacer
A Coocacer Araguari é uma cooperativa de cafeicultores criada em 20 de dezembro de1993, na cidade de Araguari, com atuação como membro da Região do Cerrado Mineiro que é composta por 55 municípios. Tem como objetivo, criar oportunidades para a sustentabilidade do negócio café dos seus cooperados e parceiros, com base em cinco eixos de desenvolvimento sustentável: Educacional, Ambiental, Social, Econômico e Governança, cujos eixos compõem as diretrizes do Programa Café Sustentável
O Programa Café Sustentável tem como propósito promover uma cafeicultura mais justa e sustentável, abrangendo todas as dimensões da produção, do campo ao consumidor final. A iniciativa está fundamentada nos cinco pilares essenciais e em seu site exclusivo é possível entender mais sobre objetivos e ações: www.cafesustentavel.org, bem como conhecer o protocolo Café Sustentável que visa à preparação para União Europeia no EUDR. Esse é um programa inovador com propostas educacionais de conhecimento teórico e prático na Cooperativa, nas Fazendas e na Comunidade ligadas aos cinco eixos para serem aplicados no meio rural e urbano.

Tudo isso expressa o propósito da cooperativa que é construir e desenvolver relacionamentos sustentáveis e promover, apoiar e valorizar seus produtores, trabalhadores, desde a origem até o produto por meio do pensamento coletivo.
Saiba mais acessando: https://www.coocaceraraguari.com.br/


Comentários