Coocacer participa da Assembleia Geral Anual do Centro para Economia Circular no Café (C4CEC) com sede em Turim na Itália
- tecnologia400
- 18 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
A COOCACER participou da Assembleia Geral Anual do Centro para Economia Circular no Café (C4CEC) em 16/12, representada por sua Diretora Executiva, Eliane Cristina Barbosa Cardoso, reforçando o posicionamento institucional da cooperativa em fóruns internacionais estratégicos e consolidando seu protagonismo em sustentabilidade, economia circular e agricultura regenerativa no setor cafeeiro.

O Centro para Economia Circular no Café (C4CEC) com sede em Turim na Itália, é uma plataforma internacional dedicada a impulsionar a economia circular ao longo de toda a cadeia do café, da produção ao consumo e ao pós-uso. Atua como espaço de cooperação multissetorial, promovendo pesquisa aplicada, projetos-piloto, disseminação de boas práticas e soluções práticas, com base científica e apoio de universidades, organismos internacionais e iniciativas globais do setor cafeeiro.
Por meio de uma abordagem colaborativa, o C4CEC contribui para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica do café, apoiando os diferentes elos da cadeia por meio da transferência de conhecimento e da implementação de soluções circulares.
O Grupo de Trabalho de Economia Circular da Coffee Guide Network do ITC, em estreita parceria com a Organização Internacional do Café (OIC) e a UNIDO, atua como um fórum multissetorial para que indivíduos compreendam, visualizem e ajudem a moldar os rumos da economia circular no setor cafeeiro.
COOCACER como membro e alinhamento estratégico
A COOCACER integra esse ecossistema global como membro, em plena convergência com sua atuação no Cerrado Mineiro e com seu compromisso histórico com inovação, rastreabilidade e sustentabilidade.

O trabalho desenvolvido pela cooperativa por meio do Programa Café Sustentável COOCACER está totalmente alinhado aos princípios do C4CEC, com destaque para:
promoção de cadeias de valor responsáveis e rastreáveis;
fortalecimento do produtor cooperado;
geração de valor ambiental, social e econômico;
incentivo à economia circular aplicada ao café.
O impulsionamento e fortalecimento da Cafeicultura Regenerativa é um dos eixos de trabalho do ecossistema, e a COOCACER é certificada Regenagri desde 2024, e conta com um grupo de produtores cooperados também certificados, evidenciando o compromisso coletivo com a agricultura regenerativa.
Atualmente, mais de 80% dos cooperados Coocacer adotam naturalmente alguma das principais práticas regenerativas em suas propriedades e na produção de café, demonstrando um elevado nível de engajamento com sistemas produtivos sustentáveis.
Entre as práticas regenerativas mais difundidas e consolidadas entre os cooperados, destacam-se especialmente:
cobertura permanente do solo, com foco na conservação, fertilidade e retenção de água;
uso de bioinsumos, promovendo saúde do solo, redução de insumos químicos e equilíbrio do ecossistema produtivo.
Uso de biochar contribuindo para o sequestro de carbono, aumento da capacidade de retenção de nutrientes e água no solo, melhoria da atividade microbiana e fortalecimento da agricultura regenerativa na produção de café.
Essas ações integram e fortalecem o Programa Café Sustentável COOCACER, alinhando-se plenamente aos princípios da economia circular e às diretrizes internacionais promovidas pelo C4CEC.

Palestrantes
Durante a assembleia um destaque para a participação de Chido Govera como palestrante principal e da Fundadora da The Future of Hope Foundation e criadora do Sistema Integrado de Produção de Alimentos à base de cogumelos, Chido demonstrou como resíduos agroindustriais podem ser transformados em alimentos nutritivos, contribuindo para a renda dos produtores e para a melhoria da saúde dos solos e sua visão sobre os rumos da circularidade no café.



Comentários