top of page
Buscar

Coocacer Araguari compensa seus eventos

Através de relacionamentos sustentáveis, a Coocacer Araguari apoia e valoriza os produtores, sempre buscando compensar seus eventos



A Coocacer Araguari é uma cooperativa de cafeicultores criada em 1993 – membro da Região do Cerrado Mineiro – com objetivo de criar oportunidades para a sustentabilidade do negócio café de seus cooperados.

Coocacer Araguari, valorizando os produtores e realizando eventos compensados

A cooperativa é parte integrante da Região do Cerrado Mineiro, uma produtora de cafés de alta qualidade, reconhecida com a denominação de Origem no Brasil, buscando apoiar e valorizar os produtores, o produto café e a sua origem, construindo e desenvolvendo através de um pensamento coletivo.


Como parte dessas ações, a Coocacer Araguari realizou eventos em 2023, que foram compensados através da Ecooar.


Elas no Café

Em março de 2023 foi iniciado na Coocacer com a estruturação do grupo Elas no Café. Motivada pela organização de mulheres na cafeicultura com a finalidade de abertura de espaços, integração e fortalecimento da atividade, a cooperativa fomentou a organização de cooperadas, esposas e filhas de cooperados, formalizando o grupo Elas no Café Coocacer.


O evento contou com a presença de cooperadas, esposas e filhas de cooperados, no grupo Elas no Café


Neste primeiro momento, o grupo formado por 108 cafeicultoras de Araguari e Indianópolis, contou com o apoio da Expocaccer, Sebrae, Sicoob Aracredi, ACIA e Prefeituras de Araguari e Indianópolis, empoderando as mulheres, compartilhando conhecimentos e auxiliando nas diretrizes para sucesso do grupo.



Arte divulgada durante o evento, comprovando as iniciativas da cooperativa


O planejamento estratégico conta com quatro frentes de trabalho, sendo o de Turismo e Cultura, Produtos, Treinamento e Capacitação, além de Comunicação e Eventos, organizados em grupos, tendo em vista proporcionar ações mais eficientes, promovendo excelentes resultados.


Abertura da Safra Mineira de Café

Ação inédita na cafeicultura mineira em junho deste ano, que integrou as regiões produtoras de café do estado e a cadeia produtiva para uma celebração singular, a Abertura da Safra Mineira de Café reuniu mais de 900 participantes na Coocacer, em Araguari, MG, e contou com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais e do Ministro da Agricultura do Governo Federal.


Abertura da Safra Mineira de Café contou com presença de muitos produtores – Foto: Bruno Vieira


A estrutura projetada e executada para o evento mostrou a força da cafeicultura e seu impacto nos setores em que está conectada, abrindo espaço para instituições financeiras, acadêmicas e de consumo, apresentarem seus trabalhos relacionados à atividade geradora de riqueza e oportunidades nos municípios em que está inserida.


Também estiveram presentes no evento Ludmila Falcão – Deputada Estadual/MG, Renato Carvalho – Prefeito de Araguari, Carlos Fávaro – Ministro da Agricultura, Romeu Zema – Governador de Minas Gerais e Raul Belém – Deputado Estadual/MG – Foto: Coocacer Araguari


Noite da Singularidade

Tendo em vista premiar a conquista de boas colocações em concursos de qualidade e destacar a busca constante pela melhoria, a Coocacer Araguari realizou, no dia 11 de novembro, a Noite da Singularidade.


Noite da Singularidade apresentou concursos de qualidade, premiações e destaques na sustentabilidade– Foto: Henrique Vieira


O tradicional evento que teve como destaque da noite a premiação da qualidade dos cafés de seus cooperados, também engloba premiações e destaques na sustentabilidade nas propriedades, o protagonismo feminino, bem como as inovações realizadas pelos membros da cadeia do café, começando no produtor e chegando até o consumidor. O evento mostrou os avanços coletivos e ao mesmo tempo, enalteceu a singularidade dos cafés dos cooperados.


Evento contou com a participação de cafeicultores, enaltecendo a singularidade dos cafés dos cooperados– Foto: Henrique Vieira


De acordo com levantamento da cooperativa, em 2023 foram enviadas 168 amostras dos cafés de cooperados para os principais concursos de qualidade, algo que corresponde a 103 cafeicultores participantes.


Sustentabilidade da Coocacer Araguari

No início de 2023, a Coocacer foi primeira entidade da Região do Cerrado Mineiro a conquistar os selos para seus eventos, contando com este importante reconhecimento.

Conheça a área de reflorestamento da Coocacer Araguari acessando o QR Code


A Sustentabilidade também é evidenciada em homenagens, projetos e novidades que foram apresentados durante as cerimônias da Coocacer Araguari neste ano. O Selo Verde Ecooar esteve constantemente presente junto aos eventos realizados, compensando as emissões de carbono através do plantio de árvores.


Esta iniciativa ressalta o papel fundamental da cooperativa no fomento de práticas responsáveis e na promoção de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente.


Fonte: https://blog.ecooar.com/coocacer-araguari-compensa-seus-eventos/

Saiba mais:

Coocacer Araguari MG 029, Km 01 • Distrito Industrial, Araguari – MG Fone: (34) 3249 – 9300 • Whats Coocacer: (34) 98868 – 1333 contato@coocaceraraguari.com.br

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Balanço do Agronegócio 2023

O Balanço do Agronegócio de Minas Gerais, elaborado, em sua 4ª edição, pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), apresenta os principais resultados da produção agrope

MANUAL DO CAFÉ / COLHEITA E PREPARO

O café é o principal produto da pauta de exportações do agronegócio de Minas Gerais. É um importante gerador de emprego, renda e, principalmente, um meio de vida para milhares de agricultores mineiros

Comments


bottom of page