Evento que aconteceu em fevereiro, tem continuidade nas discussões no maior evento da cafeicultura irrigada do país em abril.
ASCOM COOCACER
A Fenicafé, maior feira de cafeicultura irrigada do Brasil que acontece entre os dias 16 e 18 de abril de 2024 em Araguari-MG, terá um momento para tratativas das pautas e assuntos abordados durante o Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação, realizado no fim de fevereiro na mesma cidade.
Desde a realização do Fórum, os organizadores e realizadores do evento: Instituto Mineiro de Agronegócio Sustentável (IMAS) e a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região Ltda (Coocacer), trabalham documentando os pontos de destaque das discussões com especialistas e alinhando com órgãos e entidades competentes sobre as metas para COP30 no Brasil, incluindo-as no programa de sustentabilidade para o agronegócio, cuja apresentação acontece durante os workshops na Sala Café Sustentável. O espaço contará com debates liderados por profissionais referência no agronegócio, como Mariana Caetano, CEO da Salva Digital, agroambientalista, escritora coautora do livro “Mulheres do Agro”; Ensei Neto, renomado consultor em Gestão Sensorial de bebidas e alimentos; Paula Dulgheroff, barista oficial da Região do Cerrado Mineiro e sócia-proprietário da Mundo Café; consultores técnicos do Projeto Educampo Café entre outros.
A ação, que acontece nos dias da feira, é aberta ao público e terá uma visão prática sobre como planejar e executar ações de sustentabilidade com vistas aos desafios e oportunidades apresentados no Fórum. A participação acontece com inscrições gratuitas e e tem vagas limitadas. Para quem esteve presente no Fórum e conheceu mais sobre os caminhos da sustentabilidade para o presente e para o futuro, é uma excelente oportunidade para aprendizado e para troca de experiências com a equipe do Departamento de Sustentabilidade e Diretoria da Coocacer que liderará a ação e com participantes que possuem casos de sucesso na implementação de práticas sustentáveis nas empresas agrícolas e do agronegócio.
O Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação reuniu os principais representantes e lideranças do agro para tratar principalmente da importância de o Brasil assumir um protagonismo mundial na chamada economia verde e contou com mais de 500 pessoas presentes em sua primeira edição. O evento contou com a idealização do Projeto Café Sustentável, que faz parte das ações do IMAS em conjunto com o deputado federal Zé Vitor (PL-MG). Os temas de debates e workshops ligados à sustentabilidade abordaram os eixos educacional, ambiental, social, econômico e governança.
Café Sustentável e Casa de Café: conectando propósitos e promovendo a cafeicultura sustentável
Durante os três dias de evento na Fenicafé, o Projeto Café Sustentável estará com uma programação exclusiva em seu espaço com ações que visam à conexão do propósito do projeto aos visitantes da feira, a qual é referência em uma cafeicultura não só irrigada, mas também sustentável e alinhada às necessidades de uma agricultura consciente.
Durante os três dias de evento na Fenicafé, o Projeto Café Sustentável estará com uma programação exclusiva em seu espaço com ações que visam à conexão do propósito do projeto aos visitantes da feira, a qual é referência em uma cafeicultura não só irrigada, mas também sustentável e alinhada às necessidades de uma agricultura consciente.
Para conquistar e surpreender o paladar dos visitantes da Fenicafé, a organização do espaço servirá os cafés dos cooperados vencedores da Etapa Campeões da Coocacer da safra 2023 e os cafés das cooperadas vencedoras do Festival Elas no Cerrado pela Coocacer.
O movimento Elas no Café estará presente neste espaço com a promoção de materiais do projeto e demonstrando o protagonismo feminino na cafeicultura.
Village Cerrado Mineiro
Novamente, com uma proposta de promoção de cafés industrializados com selo de Origem e Qualidade da Região do Cerrado Mineiro, fortalecendo a Denominação de Origem, a Coocacer e o Projeto Café Sustentável levam o espaço Village Cerrado Mineiro para a Fenicafé.
Com a iniciativa, os cafés serão ofertados aos visitantes em um espaço exclusivo, fomentando a qualidade, a origem e a importância dos cafés com o selo da Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro.
Sobre a Coocacer Araguari
Fundada em 1993, a Coocacer Araguari é uma cooperativa de cafeicultores, membro da Região do Cerrado Mineiro, que tem como objetivo principal criar oportunidades para a sustentabilidade do negócio café de seus cooperados. Seu propósito é construir e desenvolver relacionamentos sustentáveis, promovendo, apoiando e valorizando seus produtores, a origem e o produto por meio do pensamento coletivo.
Saiba mais acessando: www.coocaceraraguari.com.br
______
Informações para a imprensa
Polliana Dias
(34)98818-7718
Comments