top of page
Buscar

AGRICULTURA IRRIGADA NO CERRADO

Subsídios para o desenvolvimento sustentável. O artigo "Agricultura Irrigada no Cerrado: Subsídios para o Desenvolvimento Sustentável" aborda o papel crucial da agricultura irrigada na promoção do desenvolvimento sustentável da região do Cerrado, uma das principais fronteiras agrícolas do Brasil. A irrigação é destacada como uma tecnologia promissora que tem o potencial de aumentar a produção agrícola, gerar empregos e contribuir para a segurança alimentar e o combate à pobreza. A agricultura irrigada, segundo o artigo, pode produzir até três vezes mais do que as áreas não irrigadas, reduzindo a pressão sobre as áreas de vegetação nativa.


No entanto, o artigo também aponta os desafios associados ao crescimento da agricultura irrigada, particularmente em relação à segurança hídrica e energética. As disputas pelo uso da água em regiões do Cerrado estão aumentando, e a agricultura irrigada deve ser cuidadosamente planejada para garantir seu desenvolvimento sustentável. O texto enfatiza a necessidade de políticas de estado que integrem a agricultura irrigada como uma estratégia chave para garantir a segurança alimentar e combater a fome e a pobreza.

O artigo também situa a importância da agricultura irrigada no Cerrado dentro de um contexto global mais amplo, destacando que o Brasil é um importante produtor e exportador de commodities agrícolas e que seu papel na produção de alimentos será cada vez mais relevante. No entanto, a mudança climática e a crescente demanda de alimentos trazem incertezas e riscos à produção de alimentos, tornando a irrigação ainda mais essencial.

A obra é uma referência valiosa para aqueles interessados no desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no Cerrado, e seu objetivo principal é fornecer informações essenciais que possam informar e orientar este processo. Baixe o artigo no link abaixo:

Agricultura-Irrigada-digital
.pdf
Fazer download de PDF • 57.71MB


Posts recentes

Ver tudo

MANUAL DO CAFÉ / COLHEITA E PREPARO

O café é o principal produto da pauta de exportações do agronegócio de Minas Gerais. É um importante gerador de emprego, renda e, principalmente, um meio de vida para milhares de agricultores mineiros

Anuário do Café 2024

O Brasil é, indiscutivelmente, uma potência na produção de café, liderando as estatísticas como o maior produtor e exportador global. A área total de café em 2024 deve chegar a 2,25 milhões de hectare

Comments


bottom of page