top of page
Buscar
Foto do escritorCoocacer Araguari

Mercado de Capitais e ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável



Este documento apresenta uma correlação, disposta em tabela, dos itens do Formulário de Referência (FR), com as Normas da Global Reporting Initiative (GRI) utilizadas para reportar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nos anexos deste documento constam os itens do FR, as normas da GRI e os ODS detalhados para análise do leitor.


O Formulário de Referência é um documento eletrônico que todas as empresas de capital aberto devem enviar, no mínimo, anualmente para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O que consta no FR Informações referentes ao emissor, como atividades, histórico na bolsa, fatores de risco, gestão da empresa, estrutura de capital, dados financeiros, comentários dos administradores sobre esses dados, valores mobiliários emitidos etc. Onde encontrar O FR está disponível nos sites das empresas (na área de Relações com Investidores), no site da B3 (selecione a empresa) e também no site da CVM.


A GRI é uma organização holandesa pioneira em sustentabilidade, criada com o objetivo de integrar a divulgação do desempenho ambiental, social e de governança das instituições. Suas diretrizes são as mais utilizadas no mundo para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. As Normas da GRI têm como principal objetivo facilitar o entendimento das orientações para mensurar e avaliar os indicadores e para comunicar os impactos causados, além de garantir um padrão para os relatórios. Atualmente, 75% das maiores empresas do mundo utilizam a GRI.


Com mais de nove mil empresas membros, o Pacto Global da ONU é a maior inciativa de cidadania corporativa do mundo, presente em mais de 100 países. Guardião de seus 10 Princípios, possui também a missão de engajar o setor privado com as agendas de desenvolvimento estabelecidas pela ONU, tendo nos ODS seu grande norte até 2030. A Rede Brasil do Pacto Global é a terceira maior rede local da iniciativa, contabilizando 800 membros dentre os quais mais de 500 empresas.


Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.


O setor privado tem papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias, e influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores. A ONU considera que empresas devem contribuir para esta agenda por meio de seus principais negócios, identificando as áreas de maior impacto, traçando metas ambiciosas e comunicando seus avanços de forma transparente.


Para esta análise comparativa, utilizamos como base o “Business Reporting on the SDGs: Análise de Objetivos e Metas”, documento da GRI e do Pacto Global lançado em 2017 pela Plataforma de Ação do Pacto Global da ONU Reporting on the SDGs, que disponibiliza um inventário alinhado às Normas da GRI sobre as possíveis divulgações por ODS, no nível das 169 metas.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ISE Sustentabilidade no mercado de capitais

Este livro, intitulado ISE – Sustentabilidade no Mercado de Capitais, oferece uma análise abrangente do Índice de Sustentabilidade...

Comments


bottom of page