top of page
Buscar

COOCACER: Primeira Cooperativa, Empresa ou Entidade do Brasil a integrar o Programa de Inserção de Carbono da Regenagri

Atualizado: há 6 dias

A COOCACER tem o orgulho de anunciar que se tornou a primeira cooperativa, empresa ou entidade do Brasil a integrar o Programa de Inserção de Carbono da Regenagri. Essa conquista abre uma nova oportunidade singular para os nossos cooperados no mercado do café, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a geração de valor.

Fonte: Regenagri

Clésio Reis, gestor do Departamento de Sustentabilidade da COOCACER, comenta sobre essa importante conquista: "Nós do Departamento de Sustentabilidade da COOCACER, trabalhamos com visão e agilidade, buscando constantemente oportunidades e soluções que agreguem valor aos nossos cooperados. Nosso compromisso é fortalecer práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis, alinhadas às necessidades do presente e às oportunidades do futuro. Hoje, destacamos o programa de inserção de carbono Regenagri, uma iniciativa voltada aos produtores do nosso primeiro grupo certificado como Regenerativo. Esses pioneiros, que aceitaram o desafio junto à cooperativa, estão implementando práticas agrícolas que capturam carbono no solo, promovendo a sustentabilidade e criando novas oportunidades de valor. Estamos sempre PRONTOS PARA O FUTURO e seguimos construindo, juntos, um caminho mais sustentável e próspero!"

 

Segue o texto completo do site da Regenagri:


''A Regenagri lançou o primeiro programa global de inserção de carbono do mundo, especificamente para cadeias de suprimentos de commodities agrícolas, oferecendo aos agricultores e produtores uma rota para monetizar os impactos ambientais positivos alcançados por meio da certificação da Regenagri, esta etapa terá como objetivo beneficiar os negócios agrícolas financeiramente e melhorar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos, explica Franco Costantini, CEO da Regenagri:


“Temos o prazer de anunciar que um grupo inicial de dez organizações de produtores nos EUA, Costa do Marfim, Turquia, Brasil, Paquistão e Índia aderiram ao nosso programa de carbono na criação, transformando suas práticas regenerativas em 871.827 acres em uma oportunidade de retornos financeiros adicionais”, ele diz.


Este grupo inclui diferentes tipos de organizações certificadas pela Regenagri, desde fazendas individuais até pequenos produtores coletivos e cooperativas agrícolas, que cultivam uma gama diversificada de culturas, incluindo algodão, café, nozes, soja, açúcar e cereais.


O Sr. Costantini explica que o programa de inserção de carbono se baseia na certificação mundialmente reconhecida da Regenagri, oferecendo aos agricultores uma solução integrada para colher os frutos do impacto das melhorias regenerativas feitas na fazenda.


“Como parte do processo de certificação anual da regenagri, as fazendas passam por auditorias anuais de terceiros para validar seus dados de redução de GEE e carbono, de acordo com metodologias e protocolos aprovados, incluindo o Protocolo de GEE e os princípios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas)”, ele diz.


Até o final de 2025, espera-se que o programa de inserção da Regenagri se expanda para atingir 1,5 milhão de acres de terras agrícolas e gerar mais de 600.000 unidades de inserção de carbono.


Para aqueles registrados no programa de inserção, unidades de inserção de carbono serão emitidas com base na redução da pegada de carbono, oferecendo a oportunidade de um benefício financeiro adicional aos produtores, além de beneficiar o planeta.


Ele acrescenta: “O programa de inserção também fornece às organizações da cadeia de suprimentos a oportunidade de descarbonizar suas cadeias de suprimentos comprando unidades de inserção de carbono geradas pelas próprias fazendas de onde elas se abastecem. Isso garante impacto direto.”

À medida que a demanda por têxteis sustentáveis e amigos da natureza aumenta, Mahesh Ramakrishnan, da Olam Agri (Costa do Marfim), acrescenta que o programa de inserção posiciona sua organização como líder inovadora na cadeia de valor dos têxteis de algodão.


“Ao incorporar a redução de carbono diretamente na cadeia de suprimentos da Olam Agri, essa abordagem localizada impulsiona benefícios ambientais, sociais e econômicos mensuráveis. Ela capacita os agricultores, aumenta a resiliência da comunidade e restaura os ecossistemas, criando um modelo holístico para a sustentabilidade”, ele diz.


Amitabh Singh, diretor da Amiha Agro (Índia), tem orgulho de fazer parte do Programa de Insetting Regenagri, pois seus princípios ressoam diretamente com a missão de sua empresa — "Rejuvenescer a pureza ancestral por meio da agricultura orgânica, regenerativa e sustentável".


“Esta colaboração reforça nosso compromisso em melhorar a saúde do solo, aumentar a biodiversidade e criar valor de longo prazo para nossos agricultores e partes interessadas”, diz ele.


Basak Erdem, da Agrita (Turquia), explica que a empresa produz algodão, grãos e forragens na Turquia e usa métodos regenerativos desde 2020, tendo obtido a certificação Regenagri em 2022.


“Estamos muito felizes em participar do programa de inserção da Regenagri para ajudar a combater as mudanças climáticas e aumentar o valor do algodão produzido por nossos agricultores”, diz ela.


Todd Straley, da Quarterway Cotton Growers no Texas, explica que está animado em fazer parceria com o programa de inserção da Regenagri.


“Acreditamos que inovação e colaboração são essenciais para o progresso na agricultura. Com essa parceria, nossas fazendas podem ajudar a resolver os problemas de carbono do mundo”, ele diz.


Todas as fazendas e cadeias de suprimentos com uma certificação Regenagri atual são elegíveis para acessar o programa de inserção.

Lista de empresas registradas:


África:

  • Société d'Exploitation Cotonniere – Olam Agri


Peru:

  • Agrita Tarım Gıda Hayvancılık Sanayi e Ticaret A.Ş.


EUA:

  • Produtores de algodão Quarterway LLC

  • Empresa de plantio Hardwick


Índia:

  • Solidaridad Network Asia Limited-Bemda Dam Farmer Producer Company Ltd

  • Solidaridad Network Asia Limited-Orgohills Farmer Producer Company

  • Amiha Agro Private Limited

  • Sociedade Orgânica Pratham


Brasil:

  • COOCACERCooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região Ltda


Espanha:

  • Vagens verdes


Paquistão:

  • Indústrias de vestuário artístico (AGI Denim) (Pvt.) Ltd.''


Fonte: Regenagri Confira também todos os detalhes na matéria completa publicada no site da Regenagri: https://regenagri.org/updates/regenagri-carbon-insetting-programme-helps-growers-monetise-environmental-efforts/

 

Departamento de Comunicação e Marketing Coocacer Araguari  Lorena Sousa (34)99929-7849

144 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page