Com a metodologia PIPC – Programa de Investimento no Produtor Consciente, a parceria envolve agricultores, sociedade, poderes público e privado em um movimento pelo agro sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas.
Por ASCOM Consórcio Cerrado das Águas e Coocacer Araguari
No dia 29 de agosto a Coocacer Araguari tornará pública sua parceria com o Consórcio Cerrado das Águas (CCA). O evento, que sela a parceria, acontece, às 9h, na sede da cooperativa, e tem como objetivo unir esforços e traçar estratégias que envolvam práticas de agricultura inteligente para a preservação da bacia do córrego das Araras garantindo a conservação dos recursos naturais e, consequentemente, a produção agrícola na região de Araguari.
A união com o Consórcio Cerrado das Águas integra o plano de ações da Coocacer com o Instituto Café Sustentável e dá encaminhamento aos temas propostos e discutidos no Fórum do Agronegócio Sustentável, realizado em fevereiro pela cooperativa que lidera o tema sustentabilidade na região de Araguari, fomentando com seus cooperados, parceiros e comunidade, iniciativas para uso consciente dos recursos naturais, práticas de agricultura regenerativa e redução de impacto, demonstrando sua maturidade diante dos desafios das mudanças climáticas e a busca por soluções. Logo, a união com o Consórcio Cerrado das Águas reforça a visão de cuidado da Coocacer com a comunidade, o agronegócio e o meio ambiente.
O Consórcio Cerrado das Águas
O Consórcio é uma plataforma colaborativa que reúne e inclui vários setores, uma vez que envolve empresas, poder público e sociedade civil para um mesmo objetivo. Seu objetivo é mitigar os efeitos das mudanças climáticas na agricultura, com foco na cafeicultura, e tem sido alcançado pelo PIPC – Programa de Investimento no Produtor Consciente. A metodologia desenvolvida pelo Consórcio Cerrado das Águas teve início em 2019, e é por meio dela que acontecem orientações, apoio e incentivo ao produtor na implementação de estratégias que visam à resiliência hídrica e, consequentemente, à mitigação dos efeitos climáticos.
O trabalho desenvolvido pelo CCA é conduzido com produtores rurais de uma determinada bacia hidrográfica em quatro frentes de atuação: paisagens conectadas, gestão dos recursos hídricos, Agricultura Climaticamente Inteligente e Engajamento Institucional. Atualmente, há o atendimento em 116 propriedades rurais em três bacias: Patrocínio, Serra do Salitre e Coromandel, cuja área total corresponde a 99.571 hectares. A expansão para Araguari por meio da parceria com a Coocacer, visa a implementar, em mais bacias, estratégias para melhorar a qualidade do solo, da água e para proporcionar também mais qualidade para a vegetação nativa, cujos resultados reforçam a eficácia de adoção de alternativas que proporcionem resiliência climática e garantam a continuidade da produção agrícola na região.
Entre os resultados dos esforços que impactam diretamente mais de 150 mil pessoas, estão 2.981 hectares de lavouras com estratégias de Agricultura Climaticamente implementadas, 195 hectares de vegetação nativa conservada e 50 hectares de vegetação nativa com estratégias de restauração implementadas. Com ações voltadas para a saúde do solo e água, destacam-se 1.143 hectares com estratégias implementadas e o alcance de 86,63% de índice de manejo de carbono, o que indica o impacto positivo de métodos como plantio direto e uso de culturas de cobertura, na acumulação de matéria orgânica no solo, comparando a quantidade e a estabilidade do carbono no solo em diferentes sistemas agrícolas. Até o momento, 68 mil mudas de espécies nativas foram plantadas como parte integrante das implementações de Agricultura Climaticamente Inteligente. A expectativa é o aumento desses números com a parceria na cidade de Araguari.
Visão responsável de longo prazo e trabalho conjunto
A Coocacer, que tem se empenhado por levar informação e ações para o agronegócio no que tange sustentabilidade e produção responsável, atua por meio de cinco eixos: educacional, ambiental, social, econômico e governança, com vistas a consolidar as atividades em médio, mas sobretudo em longo prazo. É com esta visão que a chegada do Consórcio Cerrado das Águas à Araguari, por meio da cooperativa, recebe uma estrutura que fortalece esta visão, uma vez que a cooperativa implantou os departamentos de Sustentabilidade e o Departamento Técnico que trabalharão para o sucesso desta iniciativa e das outras que a Coocacer tem investido.
Os departamentos são formados por profissionais capacitados e dispostos a atuar de forma conjunta com os produtores rurais para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e uma produção cada vez mais consciente e responsável.
Aliança pela Sustentabilidade
Com a visão de união em uma grande aliança de esforços para atingir os objetivos do PIPC, Coocacer e CCA convidaram para compor o grupo de apoiadores, incentivadores, e/ou futuros membros do Programa em Araguari, a Prefeitura Municipal de Araguari e a SAE – Superintendência de Água e Esgoto, pela relevância e importância do tema para a cidade, assim como empresas do município que tem na água um dos seus insumos para produção, como entidades e outras empresas do município que também estão unidas no mesmo propósito.
Sobre a Coocacer Araguari
Fundada em 1993, a Coocacer Araguari é uma cooperativa de cafeicultores, membro da Região do Cerrado Mineiro, que tem como objetivo principal criar oportunidades para a sustentabilidade do negócio café de seus cooperados. Seu propósito é construir e desenvolver relacionamentos sustentáveis, promovendo, apoiando e valorizando seus produtores, a origem e o produto por meio do pensamento coletivo.
Saiba mais acessando:
Sobre o CCA
Criado em 2015, em Patrocínio - MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo agregar esforços para a implementação de estratégias que garantam a provisão de serviços ecossistêmicos a fim de alcançar um sistema produtivo resiliente às mudanças climáticas.
A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, Cofco International, Volcafe, Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo e Starbucks Farmer Support Center. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel.
Saiba mais acessando: http://cerradodasaguas.org.br
______________
Informações para a imprensa
Polliana Dias
(34) 98818-7718
Comments